creditos

Empréstimo consolidado, vantagens e desvantagens?

emprestimo consolidado
emprestimo consolidado

Pedir um empréstimo consolidado permite-lhe usufruir de um conjunto muito apelativo de vantagens.

Esta prática tem vindo a ganhar muita popularidade no decorrer dos últimos anos e revela-se particularmente importante e vantajosa para quem se encontra numa situação financeira mais precária, e por isso necessita com urgência de encontrar forma de contornar uma possível situação de incumprimento.

É importante referir que este tipo de consolidação não representa uma resposta definitiva para as suas dificuldades económicas, podendo, em certos casos, complicar ainda mais a sua situação.

Por essa razão, antes de optar por esta solução vale a pena inteirar-se muito bem de todas as vantagens e desvantagens que lhe estão associadas.

Vantagens

Taxas de juro apelativa: A taxa de juro final do empréstimo consolidado tende a revelar-se consideravelmente mais baixa do que a dos créditos normais, facilitando assim todo o processo de liquidação das suas dívidas.

Facilidade de gestão:
1- A gestão de um empréstimo consolidado representa um processo muito mais rápido e simples do que a gestão de diversos empréstimos individuais. Uma vez que todos os seus créditos serão fundidos num só, apenas terá de se preocupar com os pagamentos e administração de um só crédito.

emprestimo consolidado urgente
emprestimo consolidado urgente

2- Prazos mais longos: Caso um dos créditos a consolidar seja o de habitação, poderá fazer com que os restantes créditos fiquem com um prazo de pagamento mais longo, idêntico ao do seu crédito habitação, o que, conjugado com a redução das taxas de juro, poderá contribuir para que verifique de uma redução da mensalidade dos créditos de até 60%.

Desvantagens

Não indicado para incumpridores: Quem já tenha falhado com o pagamento das suas prestações e por isso se encontre em situação de incumprimento não terá a possibilidade de usufruir da possibilidade de consolidação dos seus créditos, bem como de qualquer outro produto financeiro disponibilizado pelos bancos.

Aumento do valor total: Ainda que a mensalidade possa baixar, ao estender o prazo de pagamento poderá, no final, acabar por pagar consideravelmente mais do que pagaria através de outras modalidades de crédito.

Portanto, ainda que a curto prazo constitua uma solução muito apelativa, a longo prazo a história poderá ser diferente.

Faça bem as contas antes de contratar um crédito deste tipo, de modo a garantir que esta nova solução se revelará verdadeiramente vantajosa para si.

Hipoteca de imóvel: Outra possível desvantagem prende-se ao facto de que, a aquisição deste tipo de empréstimo frequentemente exige a hipoteca de um imóvel .