Início » Créditos consolidados difíceis de obter: Qual a solução?
creditos

Créditos consolidados difíceis de obter: Qual a solução?

Créditos consolidados difíceis
Créditos consolidados difíceis

Créditos consolidados difíceis

Há situações em que os créditos consolidados podem revelar-se extremamente difíceis de obter.

Ainda que constituam uma solução passível de amenizar determinados problemas financeiros, a realidade é que nem todos têm a possibilidade de aceder à mesma e usufruir de todas as vantagens que o caracterizam.

Antes de tentar aceder a uma consolidação, é importante inteirar-se muito bem de todas as vantagens e desvantagens, uma vez que, ainda que possa vir a poupar nas mensalidades dos seus créditos, existe a possibilidade de, a longo prazo, acabar por pagar muito mais do que pagaria caso não tivesse decidido consolidar todos os seus créditos num só.

Quem pode ter acesso a um crédito consolidado?

Ter acesso a um crédito consolidado não é difícil, desde que tenha a sua situação bancária regularizada e não se encontre em situação de incumprimento.

Ao entrar em situação de incumprimento, o caso é reportado ao Banco de Portugal.

Se a situação se arrastar por muitos meses, entrará numa lista negra, e o que essa lista negra fará, basicamente, é impedir-lhe o acesso a qualquer tipo de solução de crédito. Se este for o seu caso, não poderá ter acesso a um crédito consolidado.

Qual a solução?

Antes de mais, é importante saber que um ou dois atrasos nem sempre o colocam em situação oficial de incumprimento.

Ou seja, pode falhar uma prestação sem que o caso seja reportado ao Banco de Portugal.

Portanto, mesmo que já tenha entrado em incumprimento, vale sempre a pena tentar efectuar um pedido de consolidação, pois se o incumprimento for um caso isolado, é possível que lhe dêem mais uma oportunidade.

Créditos consolidados difíceis

Créditos consolidados difíceis
Créditos consolidados difíceis

A consolidação permitir-lhe-á usufruir de prestações mais baixas, o que poderá ajudá-lo a evitar entrar numa situação de incumprimento.

Se esperar até o pior acontecer, então é o mais certo é deixar de ter acesso a novas soluções de crédito.

Em situações de incumprimento, vale a pena tentar renegociar a dívida com o seu banco.

Isto nem sempre é fácil, mas é frequente os bancos disponibilizarem esta solução aos seus clientes.

Caso isto lhe seja negado é provável que já esteja mergulhado numa situação de incumprimento bastante preocupante, e a partir daqui não terá a possibilidade de ter acesso a um crédito consolidado.

Aconselhe-se junto de diversas instituições financeiras, mas desconfie sempre muito daquelas que lhe aceitarem conceder um crédito mesmo estando a par da sua incapacidade de honrar compromissos financeiros.

SIGA-NOS

SIGA-NOS